Reproduzir vídeo

A agitação do coração foi o

ponto de partida de tudo...

O Instituto Resistência e Persistência (REP) nasceu em 2015 com objetivo de atuar no segmento social através da cultura associada à arte, promovendo entre crianças e jovens da comunidade, participação, inclusão social, espaço de convivência com a premissa de disseminar educação cidadã, cultura e arte, respeito a diversidade, cidadania participativa e protagonismo juvenil.

Iniciamos com pequenas apresentações em espaços comunitários em parceria com Subprefeituras de São Paulo, através do movimento cultural da juventude que se concentra em territórios vulnerabilizados e se manifesta de formas artísticas variadas (dança, rap, grafites). Com falas rítmicas, rimadas e cantadas, retratam a realidade de diversos problemas de ordem social, como a pobreza, violência, racismo, drogadição, carência de infraestrutura e de educação.

O projeto começou com atividades através da Cultura/Arte e Música (expressão popular) para diversas escolas da comunidade, dando início na zona norte de São Paulo como um projeto sociocultural e de educação. A criação do Projeto REP (Resistência e Persistência) levou apresentações a exemplo de espaços públicos com acesso à comunidade, escolas e universidades, desenvolvendo ainda palestras e oficinas, no intuito de incentivar crianças e adolescentes a se expressarem através da arte e cultura.

O programa mobiliza adolescentes e jovens a desenvolverem seus talentos, contribuindo nas ações como facilitadores e educadores sociais, por meio das rodas de conversas, atividades de grupo e outras formas de expandir a cultura e arte para outros jovens. É um projeto para Educação de jovens e adultos (EJA), com oficinas nas escolas e universidades.

Promover ações de arte e cultura de forma lúdica, fortalecendo a cultura e cidadania de crianças e adolescentes em vulnerabilidade, promovendo estrutura psíquica, emocional, física, intelectual, comportamental e espiritual para que eles possam se tornar agentes da mudança na sociedade, e que se desenvolvam individualmente para que cada um se torne aquilo que nasceu para ser.

Gerar conscientização social na sociedade, proporcionar acesso ao desenvolvimento humano para crianças e adolescentes agregando valor educacional com a premissa da humanidade, fraternidade e solidariedade, com responsabilidade social e ambiental e integrando as pessoas que possam servir.

Resiliência para suportarmos as dificuldade sem perdermos a essência. Virtude para mantermos de pé nossa honra e nossa coragem de mudar o mundo. Pertencimento para encontrarmos nosso lugar de ser o que nascemos para ser. Honestidade e transparência para fomentarmos a justiça e igualdade no mundo.

CONHEÇA MAIS OS NOSSOS PROJETOS

Siga nosso Instagram e fique por dentro dos nossos trabalhos!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento.